Com 12.4 milímetros de chuva em 60 dias, Dourados iniciará mês mais seco do ano

Dados climáticos apurados pela Embrapa Agropecuária Oeste desde 1979 indicam que agosto tem mais baixa média de umidade relativa do ar
31/07/2018 15:34 Meio Ambiente
Tempo mais seco deste ano em Dourados foi registrado dia 18 de julho (Foto: André Bento)
Tempo mais seco deste ano em Dourados foi registrado dia 18 de julho (Foto: André Bento)

A estiagem que perdurava há 47 dias em Dourados acabou na segunda-feira (30). Contudo, a precipitação pluviométrica registrada no final da tarde de ontem durante 14 minutos não passou de 1.6 milímetros. E prestes a iniciar agosto, mês apontado pelos registros históricos como o mais seco do ano tanto em chuva quanto em umidade relativa do ar, o município acumula apenas 12.4 milímetros de chuva nos 60 dias recentes. 

Depois de um início de ano molhado, com chuvaradas recordes em janeiro, fevereiro e março, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul iniciou um período mais seco do que o normal. Dados da Embrapa Agropecuária Oeste indicam que abril teve apenas 2.8 milímetros embora a média histórica fosse de 111.9 milímetros. Em maio foram 74 milímetros, quando eram esperados ao menos 107.6 milímetros.

Em junho, apesar dos 70.4 milímetros esperados, só caíram 11.4 milímetros, o segundo menor índice para o período desde 2010, quando choveu 2 milímetros. Para julho, apesar da chuva média mensal apurada desde 1979 gerar expectativa de 48.4 milímetros, até agora só há o registro dos 1.6 milímetros de segunda-feira.

Com apenas 12.4 milímetros de chuva acumulada nos 60 dias recentes, Dourados agora ingressará no mês com menor média histórica de índice pluviométrico entre os 12 meses do ano, conforme o banco de dados do Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. São esperados somente 47.5 milímetros.

Essas mesmas estatísticas apontam agosto com mais baixo índice de umidade relativa do ar em Dourados, média de 33%. Desde que 2018 teve início, o tempo mais seco enfrentado pelos douradenses foi de 23% de umidade relativa do ar apurado às 13h15 do dia 18 de julho. 

Fonte: André Bento / 94 FM Dourados

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Olho Vivo News.