Protesto de indígenas ocorrerá nesta quarta-feira (11) e MS-156 ficará 10 horas bloqueada

10/11/2015 19:50 Policial

Com a divulgação de mais um bloqueio da rodovia MS-156, no trecho que liga Itaporã à Dourados, os principais prejudicados serão os moradores em Itaporã, que usam da via para assuntos de necessidades, relacionados a educação, saúde, profissional, entre outros.

O protesto acontecerá na rotatória central da Aldeia Jaguapiru e começará às sete horas desta quarta-feira (11), com encerramento previsto para às 17 horas do mesmo dia.

O iFato entrou em contato com o cacique da Aldeia Jaguapiru Vilmar Machado que confirmou o bloqueio, “será um protesto a nível nacional contra a PEC 215, além de outras causas, como cascalhamento dentro da Aldeia Jaguapiru”.

O cacique adiantou ao iFato que no período do bloqueio apenas ambulâncias em atendimentos passarão pelo local.

A reportagem do iFato acompanhará o bloqueio e trará informações durante o dia.

Entenda a PEC 215
De autoria do ex-deputado Almir Sá, de Roraima, a proposta de emenda constitucional (PEC) 215 de 2000 é alvo de protesto de grupos indígenas. Isso porque a PEC 215 transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. Outra mudança seria nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentados por lei, e não por decreto com é atualmente.

A parcela de responsabilidade das prefeituras
O foco principal do protesto dos indígenas nesta quarta-feira (11) é a votação da PEC 215, em que eles são contra, assim como acontecerá no Brasil todo, mas segundo o próprio cacique relatou com exclusividade ao iFato, a manifestação também é por causa das conservações das estradas da Aldeia Jaguapiru.

“Foi determinado pelo Ministério Público Federal um prazo para que as duas prefeituras [de Itaporã e Dourados] recuperassem as estradas competentes a cada uma dentro da Aldeia, apareceu uma máquina que está só rapando a terra, e a de Itaporã nada fez até o momento”, cobra o cacique Vilmar Machado.

Fonte: iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Olho Vivo News.